top of page

BLOG

Laminação



Ao encomendar algum trabalho, você já foi perguntado se deseja um material laminado? Isso é muito comum quando um cliente deseja escolher modelos de convites, catálogos de moda, presentations, entre outros.

No entanto, o detalhe é saber a que os operadores da gráfica estão se referindo, pois muitas pessoas não sabem qual o significado disso. De qualquer forma, o processo é responsável por embelezar as impressões solicitadas e dar mais tempo funcional aos produtos. Veja mais sobre isso a seguir.


 

O que é laminação?


Laminar um papel é submetê-lo a uma camada de material plástico bem fino e transparente. O interessante é que existem três maneiras de se realizar tal procedimento, sendo que a forma adotada influencia no resultado final da impressão. São elas:

  • Laminação a quente:

Consiste no processo em que o material é fornecido em bobinas. A aplicação da camada se dá com o auxílio de uma termolaminadora. A temperatura gerada do equipamento faz o elemento se unir ao papel.

  • Laminação a frio:

Esta modalidade é a mais simples de todas, principalmente pelo fato de o adesivo já estar anexado ao material a ser impresso. A ausência de calor para esse mecanismo torna a laminação em questão mais fácil para a sua realização.

No entanto, é preciso deixar que profissionais qualificados façam esse serviço. Efetuá-lo de forma artesanal não é muito aconselhável por existir a possibilidade de o resultado não sair como o esperado.

  • Aplicação líquida

Neste segmento, a produção conta com um método específico, no qual se utiliza uma tinta para dar cor à superfície do papel desejado pelo cliente. A função deve ser feita de maneira bastante cuidadosa para não pintar de forma que provoque manchas e borrões.


 

Quais são os tipos mais pedidos?

  • Laminação fosca


Esta versão é ideal para quem deseja encomendar materiais empresariais, catálogos em geral (de moda, editoras, instrumentos), entre outros;

  • Laminação brilho


O cliente que quer dar um destaque especial a algum álbum de fotos, adesivos personalizados e convites infantis podem optar por este tipo.


  • Outros tipos de laminação:

Holográfico, high gloss, glitter, relevo e com aroma.



 

Por que fazer a laminação?


Além de deixar a impressão bastante sofisticada, o procedimento é usado para algumas finalidades que não servem somente para a estética do produto. Um dos objetivos é evitar o desgaste da impressão causado pelo próprio uso corriqueiro ou por alguma fricção. O desbotamento e ação do tempo também podem influenciar no estado do material.

37 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

ENDEREÇO

RUA CHRISTOVAM MOLINARI, 50, MORRO DA GLÓRIA - CEP: 36035-125

JUIZ DE FORA - MINAS GERAIS

(32) 3257-8000

bottom of page