top of page

BLOG

Tipos de encadernação

Há vários métodos e tipos de encadernação aplicados em livros, revistas e catálogos. O intuito é facilitar o manuseio e unir as páginas do material. Além disso, é muito comum o uso da encadernação para a entrega de trabalhos de faculdade ou colégio, além da confecção de apostilas e de documentos de empresas em geral.


Existem inúmeras possibilidades onde os tipos diferentes de encadernação podem ser aplicados. Dessa forma, busca-se obter um aspecto diferenciado no design dos materiais, bem como o melhor acabamento dos produtos.

Tipos

Os principais tipos de encadernação são:

  • Canoa ou Dobra e Grampo

  • Lombada Quadrada, Hotmelt ou PUR

  • Espiral

  • Wire-o


 

Canoa ou Dobra e Grampo


O método canoa consiste em grampear as folhas, sendo utilizado principalmente em revistas. Nesse tipo de encadernação, o miolo se prende à capa por meio de grampos. Contudo, a canoa não é muito indicada para volumes com muitas páginas, nem para papéis de alta gramatura, pois isto dificulta a dobra e prejudica o acabamento. O ideal é que tenha no máximo 32 páginas


  • Importante: a quantidade de páginas devem ser multiplos de 4, pois a revista se trata de folhas dobradas e grampeadas.

 

Lombada quadrada, Hot Melt ou PUR


Nos processos com cola HotMelt ou PUR, as colas são aplicadas em altas temperaturas e não é necessário realizar dobras. Isso acontece porque o processo pode ser feito com as folhas soltas.

Quando o papel utilizado no miolo possui gramatura maior, é comum a aplicação de vinco na capa, em torno de 5mm de distância da lombada. Além disso, essa encadernação é adequada para revistas mensais, com volumes entre 40 e 200 páginas. A capa das encadernações com lombada podem ser flexíveis ou também com capa dura.


  • Importante: a quantidade de páginas devem ser multiplos de 2, pois as lâminas (folhas frente e verso), são coladas uma a uma.

 

Wire-o



A encadernação por meio do wire-o (duplo anel) é apontada como uma evolução do tradicional sistema de encadernação em espiral. É um arame metálico, mais robusto e sofisticado, onde os furos são quadrados. Além disso, é muito comum seu uso em cadernos e calendários, e possui ampla versatilidade de permitir diferentes tipos de gramaturas de papéis.


  • Importante: a quantidade de páginas devem ser multiplos de 2.


1.192 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

ENDEREÇO

RUA CHRISTOVAM MOLINARI, 50, MORRO DA GLÓRIA - CEP: 36035-125

JUIZ DE FORA - MINAS GERAIS

(32) 3257-8000

bottom of page