top of page

BLOG

Resolução e tamanhos de imagem?

Atualizado: 9 de jan. de 2020


Trata-se do número de pontos que formam a imagem, medido em pontos por área (ponto por polegada – dpi (Dots per inch) quanto maior a concentração de pontos, maior a definição da imagem. É muito importante que uma imagem para impressão tenha, no mínimo, 300dpi, para que fique com uma boa definição.


A qualidade da imagem nem sempre está ligada ao número de dpi, está ligada também ao tamanho da imagem  em centímetros, em outras palavras, se pegarmos uma imagem pequena com 400 dpi e esticamos ela, os pixels da imagem irão estourar e a imagem vai ficar com uma baixa qualidade, então sempre opte por imagens com o tamanho que deseja que ela seja impressa.


 

Resolução e Tamanho de Imagem


Quando falamos sobre resolução x tamanho de imagem, falamos também sobre pixel. Toda imagem impressa ou vista em um monitor de computador é composta por pontos extremamente pequenos. Esses pontos, os menores elementos que combinados formam  uma imagem, são chamados de pixel. O pixel é a unidade de medida padrão para imagens digitais e imagens bitmap.


Já a resolução, podemos dizer que se trata do elemento que mede a chamada definição da imagem. A definição ou resolução varia dentre as seguintes situações e nomenclaturas:


  • Pixels por polegada (PPI: Pixels Per Inch- em monitores e telas)

  • Pontos por polegada (DPI: Dots Per Inch – em impressão)


Maior ou menor DPI/PPI significa ter mais ou menos dots/pixels em um quadrado de 1 x 1 polegada (2,54cm x 2,54cm). Veja a ilustração abaixo:


O grande segredo dos dispositivos de alta resolução (impressoras e monitores), é o tamanho do pixel (ou dot) ser muito pequeno. Assim no espaço de 1×1 polegadas cabem uma quantidade imensa de pontos.


É fundamental termos em mente que a resolução é determinada pelo tamanho da imagem (expresso pela sua altura e largura) mais a quantidade de pixels nela inserida.


Dessa forma, olhando simplesmente o tamanho de uma imagem (largura x altura) não podemos afirmar que esta possui alta ou baixa resolução. A quantidade de pontos (dots) para impressão ou pixels para monitores contidas nela, é que dirá se ela tem alta ou baixa resolução.


Por exemplo, podemos ter uma imagem com dimensões grandes porém com poucos pixels. O inverso também é possível, uma imagem com dimensões pequenas porém com muitos pixels.



Outro termo importante dentro da perspectiva da resolução x tamanho da imagem é o termo reamostragem.


Para entendê-lo melhor, basta pensarmos que em determinadas situações, é necessário diminuir os pixels de uma imagem, para se enviar mais facilmente pela internet por exemplo, no entanto, sem alterar o seu tamanho. Ou quando simplesmente aumentamos o tamanho de uma imagem de 4x4cm para 8x8cm, por exemplo, sendo que na última imagem cabem muito mais pixels do que na primeira, alguns softwares fazem uma reamostragem para preencher estes pixels que não existiam na imagem anterior.


O que muda na verdade é a qualidade de resolução, que passa por uma alteração. É importante saber que a reamostragem não melhora a resolução de uma imagem, simplesmente ela reorganiza os pixels para que o resultado final após algum redimensionamento de imagem fique melhor. O ideal mesmo é que as imagens sejam criadas no tamanho e na resolução correta.

 

Dimensões e resolução adequadas a cada caso específico de uso de imagem


A grande sacada entre resolução de imagens e dimensões é a finalidade da imagem, ou seja, onde ela será usada? Para a internet ou para impressão?


Com este objetivo em mente, fica mais fácil optar pela configuração adequada ao uso, ou seja, o arquivo utilizará as configurações ideais para obter a melhor qualidade numa apresentação de slides, por exemplo, ou ainda, a qualidade necessária para obter melhores resultados no tocante à impressão.


Normalmente é utilizado a resolução de 72 dpi  para geração de imagens que serão visualizadas em monitores ou internet, e de 300 dpi para imagens que são utilizadas em algum tipo de impressão.


Isso é determinado nos softwares de manipulação de imagem. Veja um exemplo no Photoshop como criar uma nova imagem, especificando as dimensões e a resolução:



Formatos da imagem


O formato do arquivo de imagem também é um tópico importante quando falamos a respeito de resolução e tamanho de imagem. O mais famoso e utilizado, por exemplo, é o JPEG, um formato que deixa o arquivo compactado. Lembrando que você pode gerar um JPEG com baixa ou alta resolução (para internet ou para impressão).


Para arquivos que exigem o máximo em qualidade de imagem e resolução, o ideal é salvá-lo no formato TIFF, superior e que não compacta o arquivo. É o formato mais adequado para materiais impressos utilizados em grandes ampliações, porém o tamanho em KB (kilo bytes – espaço em disco) dos arquivos é muito maior, sendo totalmente inadequado para uso na internet.

 




780 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

ENDEREÇO

RUA CHRISTOVAM MOLINARI, 50, MORRO DA GLÓRIA - CEP: 36035-125

JUIZ DE FORA - MINAS GERAIS

(32) 3257-8000

bottom of page