Tipos de encadernação
- GrƔfica AmƩrica
- 9 de jan. de 2020
- 2 min de leitura

HÔ vÔrios métodos e tipos de encadernação aplicados em livros, revistas e catÔlogos. O intuito é facilitar o manuseio e unir as pÔginas do material. Além disso, é muito comum o uso da encadernação para a entrega de trabalhos de faculdade ou colégio, além da confecção de apostilas e de documentos de empresas em geral.
Existem inúmeras possibilidades onde os tipos diferentes de encadernação podem ser aplicados. Dessa forma, busca-se obter um aspecto diferenciado no design dos materiais, bem como o melhor acabamento dos produtos.
Tipos
Os principais tipos de encadernação são:
Canoa ou Dobra e Grampo
Lombada Quadrada, Hotmelt ou PUR
Espiral
Wire-o

Canoa ou Dobra e Grampo

O método canoa consiste em grampear as folhas, sendo utilizado principalmente em revistas. Nesse tipo de encadernação, o miolo se prende à capa por meio de grampos. Contudo, a canoa não é muito indicada para volumes com muitas pÔginas, nem para papéis de alta gramatura, pois isto dificulta a dobra e prejudica o acabamento. O ideal é que tenha no mÔximo 32 pÔginas
Importante: a quantidade de pƔginas devem ser multiplos de 4, pois a revista se trata de folhas dobradas e grampeadas.
Lombada quadrada, Hot Melt ou PUR

Nos processos com cola HotMelt ou PUR, as colas são aplicadas em altas temperaturas e não é necessÔrio realizar dobras. Isso acontece porque o processo pode ser feito com as folhas soltas.
Quando o papel utilizado no miolo possui gramatura maior, Ć© comum a aplicação de vinco na capa, em torno de 5mm de distĆ¢ncia da lombada. AlĆ©m disso, essa encadernação Ć© adequada para revistas mensais, com volumes entre 40 e 200 pĆ”ginas. A capa das encadernaƧƵes com lombada podem ser flexĆveis ou tambĆ©m com capa dura.
Importante: a quantidade de pÔginas devem ser multiplos de 2, pois as lâminas (folhas frente e verso), são coladas uma a uma.
Wire-o

A encadernação por meio do wire-o (duplo anel) é apontada como uma evolução do tradicional sistema de encadernação em espiral. à um arame metÔlico, mais robusto e sofisticado, onde os furos são quadrados. Além disso, é muito comum seu uso em cadernos e calendÔrios, e possui ampla versatilidade de permitir diferentes tipos de gramaturas de papéis.
Importante: a quantidade de pƔginas devem ser multiplos de 2.